segunda-feira, 25 de julho de 2005

Contradição?

A Cris me inspirou depois daquele comentário. Acho que essa é a melhor frase do filme Matrix: "A ignorância é uma bênção"! Não só a melhor mas também a que mais se podem tirar conclusões "filosóficas". Em um post mais antigo, eu disse sobre a "Praga da ignorância". Mas é difícil falar sobre algo que nos faz tão humanos. Faz parte do ser humano utilizar a ignorância para sua própria felicidade, na maioria das vezes de forma egocentrista. Necessitamos não somente da sabedoria para vivermos felizes.

O problema é quando a ignorância ultrapassa os limites dos quais a sociedade precisa para caminhar em harmonia. Ou seja, nem sempre a ignorânia é uma benção. Depende da forma de como essa ignorânia vai limitar a liberdade do próximo. Aí está a raiz da maior parte das desigualdades humanas e ideais egoístas, em minha opinião.

Já o outro tipo de ignorância, o que não é o caso do filme, é como por exemplo a do analfabeto político, como nesse texto de Bertold Brecht:

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

5 comentários:

  1. adorei o que a flah disse... e fiquei lisonjeada de ouvir vc comentar o meu comentario... huauhauh

    nao pensei nesse tipo de ignorancia que vc citou... ela tem varios aspectos... eh complexa e imprestável....
    bjo mae :****

    ResponderExcluir
  2. Interesante é que o "ignorante politico" esta nos lugares onde voce menos espera, não no lado pobre da sociedade, mas sim no lado rico, onde nao ha preucupação uma vez que a "burguesa" é estavel e un tanto que independente de questões politicas

    ResponderExcluir
  3. é verdade... pra burguesia é muito mais fácil dizer um "não" à política do que lutar por questoes sociais e deixar de lado o conforto e a acomodação q eles possuem...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:32 AM

    eeeee trocou o lay uhauha ;D
    eu adorei essa figura xD foi um dos lays q eu fiz q eu mais gostei hhuhu
    legal o texto tate \o/
    acho seu blog mto legal por causa disso... tah cheio de blogs falando soh da vida das pessoas e ng tah nem ar p/ escrever as coisas q interessam p/ tdos ;)
    ;******

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:46 AM

    Olá!! Que lay MARAVILINDOSO demais e záz e záz *.*
    Achei interessante seu post sobre a ignorância e como diria George Orwell no livro 1984: Ignorância é força!!!
    Tudo aqui é muito lindo! Li todos seus posts anteriores e achei fantásticos!!! Vou voltar assim que der!!! Beijos

    ResponderExcluir