domingo, 17 de julho de 2005

Proudhon e a educação

"... além das derivas que conduzem o seu impulso à escritura, nós apercebemo-nos que o sentido englobante dado por Proudhon ao conceito de “educação” leva-o a tratar tudo como um especialista, menos ainda como um técnico. O de libertar-se dos determinismos da natureza como dos da sociedade.

No fundo, se Proudhon, mais que alguém persuadido pela importância essencial da educação, tem no total escrito pouco sobre o assunto, e em todo o caso nunca lhe foi consagrado um exposto sistemático, é porque provavelmente ela é para si neste ponto fulcral importante, não sabendo tratá-la de uma forma isolada. Ela aplica-se a tudo o que diz respeito ao desenvolvimento humano, individual e social, é uma dimensão de todas as questões que coloca o futuro do homem e dos progressos que ele é capaz de juntar.

É isto que exprime esta declaração, no início e para assim no preâmbulo do estudo da Justiça evocada mais alto, que tem justamente como característica não isolar o tema educativo de cada um dos outros. Pelo contrário, ela insere-a no conjunto dos pontos de vista proudhonianos, para formar o objectivo final e o movimento a que pode conduzir:

“A educação […] constitui uma arte, a mais difícil de todas as artes; uma ciência, a mais complicada de todas as ciências, já que ela consiste em informar as mesmas verdades dos espíritos que não são semelhantes; a ter os mesmos deveres dos corações que não se abrem do mesmo lado da Justiça. A educação é a função mais importante da sociedade, aquela que tem ocupado mais as legislativas e o judicioso” ( Justiça, II, 333-336 ).

Não saberia portanto de admirar que o condensado do pensamento do nosso autor a este respeito, tinha tomado um lugar de destaque na ambiciosa obra onde Proudhon da maturidade quis juntar o conjunto do seu método, da sua moral e da sua filosofia social. Dando acima de tudo confiança às capacidades propriamente indefinidas da razão humana, o reformador afirma que apesar dos acolhimentos provisórios e mesmo da eventualidade - que o assusta - de um insucesso final, inscrito na própria liberdade, a virtude e o direito triunfarão. A Justiça, que é a plenitude do humano, impor-se-à. Ou então tudo se perderá.

Educar, educar sem trégua nem descanso, é a única forma de fazer emergir progressivamente esta ideia soberana da Justiça, para que ela se realize um dia senão na sua plenitude, ao menos com a aproximação mais parecida. É assim que o que é sempre tido por um observador e um analista das realidades, não excluem mesmo a hipótese pior, revela afinal de contas um optimista profundo, portanto activo.

O combate não parará nunca, porque a liberdade e a igualdade não são “naturais” mas adquiridas. Ou sobretudo conquistas para serem partilhadas. A humanidade será no futuro, mais progresso onde ela é capaz de só obter o concurso com todos os seus membros. “Democracia” é demopedia, educação do povo”, repete Proudhon ( Carnets, 5-12-51 e Cor. IV-217 ). Contudo, o homem está só face a ultrapassar a sua animalidade pela razão, ele é também indefinidamente perceptível. É preciso, portanto apostar sobre esta capacidade de evolução. Ela só pode conduzir a este respeito dos outros que não é definitivo que o amor consequente de si mesmo. Educação do povo e revolução autêntica são sinónimos. Ainda falta demonstrá-lo."

-> Texto retirado do site http://www.nodo50.org

5 comentários:

  1. Anônimo10:16 PM

    blog da tateane eh cultura \o/ auhuahhu
    ;**** lindosa

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:18 PM

    akela faxinha eh da mesma campanha do live 8 :DD
    ;*****

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:01 PM

    tatosa valeu pela propaganda do wonderlays no i-eu auhahuahu =DD e eu vo t linkar nos parceiros do wonderlays ae vo fazer um button p/ vc tah? ^^ ae c non gostar c pode fazer otro c quiser ;D
    ;*****

    ResponderExcluir
  4. uhauhuah desculpa tate non li td eh mt grande e complicado huahuauha
    mas posso t dizer uma coisa: eu acho a educação importante mas eu vejo mtas pessoas na minha sala que se acham "superiores" a ela, acham que tem coisas mt mais importantes do que ir pra escola e tal.. bom, eh claro que sempre tem merda la q os profes falam e/ou que a gnt aprende, mas acima eh td eu acho importante aprender.... aff a pior coisa do mundo eh ser burro... mas eh a mais facil.. hauuhauh o filme matrix mudou a minha vida: 'a ignorancia eh uma benção' lembra? XD
    beiju

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6:08 PM

    tateaneeee ^^
    eu fiz um button p/ t linkar no wonderlays ;D se vc gostar, pode usar!!
    o link dele:
    http://img.photobucket.com/albums/v435/upsidedown_/tatebanner.gif
    Desculpe o entupimento dos seus comments ;(
    ;********

    ResponderExcluir